Sunday, April 20, 2008

Lago dos Cisnes

O ballet da semana é o Lago dos Cisnes...um dos meus preferidos...fico na dúvida entre esse ou Romeo & Juliet... Apesar de preferir a música que Prokofjev fez para Juliet... Bom, escolhi uma das melhores partes do ballet...

Sinopse

Primeiro Ato

Cena 1

Pátio do Palácio

Dia do vigésimo primeiro aniversário do Príncipe Siegfried. Nos jardins do palácio os amigos se reúnem para felicitá-lo. Clima de alegria geral; todos dançam. Destaque para o solo do Bobo da Corte. Chega a Rainha e presenteia o filho com uma besta. Lembra-o de suas responsabilidades, agora que atingiu a maioridade; entre elas a de escolher uma noiva. A Rainha se retira anunciando que na noite seguinte haverá um baile, oportunidade em que o Príncipe apresentará sua eleita. Cai a noite e Siegfried sai com os amigos para uma caçada.

Cena 2

Às margens de um lago iluminado pelo luar

Siegfried entra à frente dos caçadores, mas pede que o deixem sozinho. Subitamente aproxima-se um belo cisne. Ele ergue a besta e faz pontaria. Para sua surpresa, a ave se transforma numa bela jovem que se apresenta como a Princesa Odette. Conta-lhe que ela e suas amigas foram vítimas de um encantamento do feiticeiro Von Rothbart, que as transformou em cisnes. Somente à noite elas podem assumir a forma humana, ainda assim, sob severa vigilância do mago. Odette diz ao Príncipe que o feitiço só pode ser quebrado por um rapaz que nunca tenha sido comprometido e que lhe jure eterno amor. Apaixonado, Siegfried ergue os dedos e faz a jura.

Quando Rothbart entra, Odette implora que ele não faça mal ao Príncipe. Dança geral dos cisnes, com destaque para o famoso Pas de quatre dos cisnezinhos. Odette lembra a Siegfried do baile do dia seguinte, prevenindo-o de que Rothbart tentará de tudo para fazê-lo romper o juramento. O Príncipe a tranqüiliza. Odette e os cisnes se vão. Siegfried fica só e perdidamente apaixonado.

Segundo Ato

O baile

Todos aguardam o momento em que o Príncipe escolherá sua noiva. Entram os convidados e as princesas pretendentes, uma de cada país: Hungria, Rússia, Espanha, Itália e Polônia. Elas são anunciadas por danças características de seus países. O Príncipe dança com todas, mas vê-se que seu coração está bem distante. Surgem inesperadamente Rothbart - logicamente disfarçado - e Odile. Ele enfeitiça o Príncipe, que confunde a bela jovem com sua amada Odette. O casal sai de cena. Seguem-se várias danças, até que os dois voltam e dançam o famoso pas de deux do Cisne Negro. Siegfried declara seu amor pela jovem e Rothbart faz com que ele jure. Surge uma visão de Odette e o Príncipe percebe que foi iludido. Rothbart está vitorioso. Em desespero, Siegfried sai no encalço de Odette.

Terceiro Ato

Mesmo lago do 2º ato

É noite. As jovens cisnes sob encanto dançam tristemente. Abatida, Odette prepara-se para enfrentar a morte. Siegfried a encontra, explica o engano e pede-lhe perdão. As jovens ficam assustadas com a tempestade provocada por Von Rothbart. Siegfried protege Odette e comunica-lhe sua decisão de morrer com ela. A entrega pura do Príncipe quebra o sortilégio. Fim da tempestade. Siegfried e Rothbart lutam. Enfraquecido, o feiticeiro morre. Surge a aurora. As jovens, livres do encanto, não são mais cisnes. Vitória final do amor!

No comments: