Sunday, June 11, 2006

Somente Idéias

Recentemente fui à um belíssimo recital de piano de Luiz De Simone, no CCJF e, o pianista falou uma frase na qual ele concordara de Fernando Pessoa, “Jamais amamos alguém: amamos tão somente à idéia que fazemos desse alguém”, e que inclusive, está escrito em seu CD, na música Musa. Sinto não concordar com essa frase de Fernando Pessoa que é muito triste. Aceito que algumas vezes amamos somente à idéia, mas não podemos dizer que “jamais” amamos alguém. Isso, não posso concordar, meu coração não aceita. Se uma pessoa ama sempre a idéia, é porque não consegue aceitar o outro. Amar é aceitar o outro. Não é ficar imaginando um “príncipe encantado” na sua vida, “aquela” pessoa ideal e certa para você. Permanecer tão somente amando as idéias é não viver, é não amar... Acredito que seja uma grande dificuldade de todos nós, e muitos relacionamentos não conseguem dar certo por conta disso, porque ficamos “agarrados” em idéias, ou seja, queremos moldar o outro do jeito que a nossa idéia insana nos diz. Temos que amar sem possuir o sentimento de egoísmo, porque é esse sentimento que nos faz querer que o outro seja como a gente, ou como as nossas idéias mesquinhas desejam. Imaginar é bom... Porque tudo fica bonito e, nada pode dar errado, pois são suas idéias, somente suas! Mas a realidade, apesar de ser um pouco amarga, é melhor, porque ao menos o gosto é verdadeiro. Temos que enxergar o verdadeiro e tentar fazer com que esse gosto amargo seja doce. Isso somente você poderá fazer. Além disso, amar somente à idéia de um alguém, é passageiro, todavia, amar alguém, é eterno!
Amo algumas poucas pessoas. Não faço idéia delas, nem pretendo. Aceito, apesar de querer sim, que em alguns “pontos” elas mudem, mas não deixarei de amá-las por isso.
Não quero ficar presa em devaneios mentais... Idéias que nunca irão se concretizar...

1 comment:

emily said...

oi gata... td bem.. finalmente vim aki. É estranho compartilharmos tais sentientos e tais idéias. Ainda não tive tempo para escrever no meu blog nem no fotolog.. tentarei fazer isso hj. rsrs Parabéns pelo texto.
Beijos