Thursday, June 08, 2006

Orgulho

Há dias estou tentando escrever sobre esse assunto. Fico imaginando algumas palavras, frases que rodeiam à minha mente, mas quando vou escrever... Não consigo! É um assunto muito difícil ainda para mim, visto que, esse sentimento ainda paira em meu ser. Procuro não possuí-lo, mas não consigo. Possuo uma enorme dificuldade em pedir uma simples “desculpa” para alguém. Quando essas palavras saem da minha boca, é porque realmente são sinceras, pois não falo isso com tanta facilidade, muito pelo contrário, tenho até que ensaiar a cena, tamanha é a minha dificuldade! Acho que é porque quando você pede desculpas a alguém é porque falou o que não pensava e, estava com raiva talvez. Acontece que, comigo é diferente, mesmo com raiva, dificilmente eu falo o que não penso, então acaba que, não irei pedir desculpas pelo que falei porque realmente o que saiu de minha boca encolerizada de ódio era aquilo que eu pensava. Quando peço esse “perdão” não é porque eu não pensei no que falei, é porque eu não deveria ter dito o que eu pensava. Aliás, eu confesso que, não acredito que alguém fale sem pensar. Por mais ódio que você esteja no momento, sempre tem uma verdade em suas palavras. Tudo bem! Admito que, quando estamos possuídos de todo rancor, exageramos e pesamos nossas palavras, mas sempre tem uma verdade em todas as palavras ditas, e levo a sério o que me dizem, ou seja, se alguém diz para mim que me odeia, é porque realmente me odeia, porque eu irei pensar o contrário? Justificar as palavras? Não! O que foi dito, já foi...
Além disso, dificilmente me arrependo de algo que fiz ou falei a alguém. E, quando me arrependo dificilmente falarei para pessoa que me arrependi! Sou orgulhosa demais para isso. Tudo bem! Eu sei que é errado, mas como disse, não consigo!
Eu estou aprendendo a não falar o que penso da pessoa para a mesma. Não posso! As últimas experiências que tive foram muito ruins. Ninguém gosta de ser criticado, mesmo quando sabe que estamos falando a verdade. Mas é como se você pegasse um espelho e colocasse na frente da pessoa, sem que ela tivesse lhe pedido tal coisa. É horrível você enxergar os seus defeitos, mesmo que no fundo você saiba e, sempre soube. Acredito que essa sensação piora quando esse espelho for colocado por uma outra pessoa, ainda mais quando você não pediu! Ficamos tomados de ódio...

No comments: