Saturday, April 22, 2006

Sobre Livros II

Certos livros que lemos nos traz revelações surpreendentes nas páginas finais. Na verdade, no decorrer da leitura, a história nos revela muitas “dicas” dessa tal revelação, sendo que todo leitor sempre possui uma preferência do final, por causa disso, acaba por não prestar atenção nessas entrelinhas, escritas com certa freqüência. Bom, o fato é que, o livro não mostrou claramente essa surpresa, mas como disse, está implícito nas entrelinhas, deve-se prestar atenção, e com isso, tirar sua própria conclusão do fato. Enfim, como disse anteriormente em “Sobre Livros”, eu estou me referindo ao outro livro que tive a curiosidade de ler, aquele que possui uma história triste e sem figuras. Essas páginas finais surpreenderam-me por causa dessa tal revelação que eu conclui sozinha, e que na verdade essas revelações já foram ditas desde o começo do livro, sendo que essas páginas finais, digamos que fora mais fácil de se perceber. Não sei se estou certa quanto à minha conclusão, mas a diferença maior é que, eu estou lendo sempre essas entrelinhas. Como o livro está no final, talvez ele termine e não revele claramente esses fatos, então infelizmente eu vou ter que me contentar com as minhas conclusões. Mas se, as minhas conclusões estiverem certas, isso explicaria grandes acontecimentos e decisões tomadas por parte de um dos personagens protagonistas. Não sei se quero estar certa e, confesso que isso me deixa muito abalada e triste, mas o livro é completamente triste, então não me surpreende do final ser triste também. Aliás, esse livro é complicado do começo ao fim, nem sei por quê eu o escolhi, a sua capa é toda preta e sem figuras, não possui um título atraente e, ainda custou-me caro para lê-lo.

Enfim, estou no último capítulo, aguardando ansiosamente algum trecho do livro que revele claramente esses fatos. Espero ler este trecho antes que chegue na palavra “Fim”, e eu tenha que fechar o livro, entregar para a biblioteca, encerrar a conta...

No comments: